Representatividade: Série "El internato - Las Cumbres" tem protagonista que usa aparelhos auditivos

A série espanhola "El Internato - Las cumbres", do Amazon Prime Video soma pontos na representatividade ao ter uma protagonista surda.


Cartaz promocional da série // Foto: Prime Video

Amaia Torres é uma das jovens estudantes do Internato, tem problemas de audição e usa aparelhos auditivos (papel interpretado pela actriz Asia Ortega).


Amaia Torres (papel interpretado pela actriz Asia Ortega) // Foto: Pinterest


A minha opinião 


Pontos a favor

- A personagem é oralizada e faz leitura labial, alargando assim o leque de diversidade e quebrando o estereótipo de que os surdos não falam e todos comunicam por língua gestual.

- A história não se foca na sua deficiência auditiva nem a reduz a personagem surda. Em geral é tratada como igual pelos outros, proactiva em resolver os mistérios que surgem ao longo da série, tem os seus interesses e momentos românticos, bem como uma personalidade bem forte.

- Há momentos em que somos consciencializados para com a surdez ou as frustrações sentidas por quem depende de tecnologia para ouvir (quando ela é vítima de bullying ou tem chatices por os aparelhos não funcionarem bem)

- A sua surdez na série funciona como um superpoder e tem uma onda sobrenatural em que os seus aparelhos auditivos fornecem pistas sonoras sobre alguns acontecimentos.


Curiosidades e pontos que poderiam ser melhorados

Uma das curiosidades, que nos surge quando temos conhecimento da série é se a actriz que interpreta o papel é surda?

Segundo o site MissGolden.es esta é a primeira vez que Asia Ortega assume o protagonismo na sua carreira. Ela reconhece que a maior dificuldade foi a limitação sensorial da sua personagem: a falta de audição. 

Para desenvolver melhor este papel, fizeram uns moldes de aparelhos auditivos personalizados para ela e falou com pessoas que tinham perda auditiva.

Este ponto pode ser um pouco decepcionante para algumas pessoas, pois podem ter pensado que Asia tem défice auditivo e que seria um bom exemplo de representatividade. Contudo, apesar de não ter perda auditiva, a actriz fez um bom trabalho, assim como os produtores ao trazerem uma personagem surda. É bom termos pessoas ouvintes que se preocupam em diversificar as personagens e ver como elas as desenvolvem. Neste caso procuraram interpretar de uma forma genuína.

Sei que é uma série e que podem ocorrer erros, porém há momentos nos quais não acredito que Amaia é surda e existem algumas discrepâncias em relação a como uma pessoa surda reagiria em certas situações. Por exemplo: Em cenas escuras é um pouco complicado para um surdo ouvir sem a pessoa estar de frente ou mesmo em conseguir fazer leitura labial.

A história de como ela ficou surda, poderia ter sido um pouco melhor explorada. No entanto ainda vem aí a terceira temporada (estreia a 13 de Abril de 2023), talvez este aspecto venha a ser melhorado.


Avaliação de representatividade da personagem - 4/5

(Escala de 1 a 5. Sendo que 1 significa: senti-me pouco ou nada representada e 5 muito bem representada)


Esta é a minha opinião acerca da personagem Amaia. Espero que tenhas gostado deste artigo. E tu? Já conhecias esta série?



Fontes e Referências:

https://missgolden.es/curiosidades-asia-ortega-el-internado/
https://www.youtube.com/watch?v=MS4WTy2rWPQ

Enviar um comentário

0 Comentários