Afinal o que é a Autoestima?

Um dos temas centrais do blog é a autoestima, antes de colocar artigos mais específicos com estratégias e afins, acho que é melhor reflectirmos sobre o que é isso.


Foto: Pexels


Afinal o que é a autoestima?

Sempre fui uma pessoa alegre, cheia de vida e persistente… Mas muitas vezes questionei-me sobre o que é a autoestima.

Dizem que é sentirmo-nos bonitas. Mas afinal o que define a beleza?

Quando eu era pequena, gostava muito de correr e brincar, os meus companheiros de brincadeiras eram os meus primos e vizinhos, a maioria rapazes. Nas festas e eventos corriam feitos doidos, uns atrás dos outros e eu fazia o mesmo. Infelizmente, era quase sempre travada por alguma mulher da idade da minha avó que me dizia: “As meninas bonitas não correm atrás dos moços”. E eu pensava para mim: “Não quero ser uma menina bonita, só quero brincar? Qual é o mal?”.
E consoante o meu estado de espírito, reagia de uma destas duas formas:
Ou ficava sentada ao lado da senhora, a admirar a felicidade dos rapazes e a questionar-me se ser uma menina bonita era ficar ali sentadinha e usar vestidinhos, então ser bonita era uma seca. Porque é que só me travavam a mim e não a eles? Mais parecia que eu tinha cometido algum crime.
Ou então, mandava a senhora ir apanhar favas (mentalmente, claro) e continuava a correr atrás deles ainda mais depressa e entusiasmada por quebrar as regras. Porque é que deve vez enquanto não podemos ser malucas, brutas e politicamente incorrectas? É saudável!

Esta definição de menina bonita sempre me confundiu. Até porque o que é belo para uns, não o é para outros. Podes ter uma multidão a gritar que és gira e a mandar piropos para ti, mas se não acreditas nisso, de nada vale.

Isto pode soar um pouco cliché, mas acho a beleza física sobrevalorizada e as relações amorosas também. Crescemos na fantasia de encontrarmos alguém perfeito que nos satisfaça todas as necessidades, que nos faça sentir menos sós e que nos ajude a gostarmos mais de nós próprios. Grande Ilusão… Um dia, vi um quadro onde dizia em espanhol:” O primeiro amor de uma mulher deveria ser o amor-próprio”. Não só das mulheres, mas também dos homens!



Já imaginaram como seria se em pequenos nos elogiassem mais pela personalidade, feitos, esforço e nos incentivassem a procurar o amor-próprio e não o dos outros? Como seria o dia em que descobririas que não és fraca, incompetente como tantas vezes te criticas? O dia em que olhaste ao espelho e pela primeira vez gostaste do teu reflexo? O dia em que decidiste mudar e tornares-te a pessoa que realmente queres ser? Feliz e valorizada.

Mas afinal o que é a autoestima? Se temos o mesmo corpo todos os dias (ainda que com oscilações de peso, idade ou tempo), porque é que num dia achamos que estamos giras e prontas para arrasar o mundo e no outro sentimo-nos feias, desanimadas e sem vontade de olhar para o espelho? Para mim, seres bonita, não implica propriamente seres loira de olhos azuis e mamas arredondadas. Ou moreno de olhos verdes e abdominais trabalhados.
Acredito que as relações são mais do que namorar, casar e ter filhos. Para que serve teres um namorado giro como o caraças se ele não te faz rir, não tem conversas interessantes, não te inspira, não te respeita, não te incluí nos projectos futuros ou te faz sair da zona do conforto para evoluíres enquanto pessoa? Beleza física é um regalo para os olhos e pode ser muito lisonjeador falar ou ter intimidade com alguém extremamente atraente. Uma coisa é aproveitar a vida e divertirmo-nos, outra é contentarmo-nos com pouco. Mas e quando te cansares da beleza dele,  envelhecerem e deixares de sentir-te atraída por ele? O que resta? O coração, o tipo de personalidade, passatempos em comum… Se não gostares dessa pessoa pelo que ela é ou ela não retribuir os sentimentos, a relação morre. E não há cambalhota que cure isso!

Beleza é sentires que és bonita e tens um coração a condizer. É veres o mundo com um olhar positivo e apaixonado. É arranjaste-te bem, para ti, porque te apeteceu. É trocares um olhar intenso com alguém desconhecido na rua e essa pessoa retribuí-lo. Autoestima é amares-te a ti própria, apesar de cada cicatriz, defeito, mágoa e dor. É perdoares-te a ti mesma por não seres perfeita, mas tentares ser a melhor versão de ti. É teres a coragem de viver a tua vida tal como queres e não como a sociedade “deseja”. É estares sozinha, tirares tempo para ti e sentires-te bem. Resumindo, para mim a autoestima é ter amor-próprio, aprender a viver só, correr atrás dos sonhos, ser feliz, curar as mágoas e problemas, antes de pensar em correr para os braços de alguém.

Para os patinhos feios e cisnes do mundo…
E especialmente à bela Borboleta que pousou na Acácia e voou…

E para ti? O que significa autoestima?
 

Enviar um comentário

0 Comentários