sobre

Olá! 

O meu nome é Liliana Martins, mas a maioria conhece-me como Lili Chantilly, uma alcunha que ganhei na infância devido à minha gulosice por mousse ou morangos com chantilly. 

Sou apaixonada pela escrita desde criança e ocupei a minha adolescência criando blogues. 

Em 2018, criei o blog Sem Medos, no qual escrevia sobre autoestima e desenvolvimento pessoal. 

A partir desse projecto nasceu uma página de Instagram que mantenho até hoje.
Este blog mais recente é como um regresso às origens, uma forma de aprofundar alguns temas que abordei nas redes sociais.

Foto tirada em 2019 com o meu primeiro implante coclear


A minha história


Tenho 32 anos e sou surda desde os 5 anos. Comecei a usar aparelhos auditivos depois de me diagnosticarem com surdez neurossensorial bilateral (grau moderado a severo). Gradualmente a minha audição foi piorando, até que em 2018, fiz uma cirurgia (Implante Coclear) no ouvido esquerdo.
 
Essa cirurgia foi bem sucedida e em 2021 repetia-a desta vez no ouvido direito.

Hoje em dia sou uma mulher implantada bilateral e estou muito feliz. Os implantes cocleares ajudaram-me a desenvolver a independência que tanto ambicionava.

E ao longo da minha vida, sempre tentei combater a minha falta de confiança e aprendi a gostar de mim. Sempre vi a minha surdez como um problema de saúde e não deixei que isso fosse impedimento aos meus sonhos. Houve um médico que disse à minha mãe que eu nunca iria andar numa escola "normal". Hoje dá-me vontade de rir, pois ele estava redondamente enganado!

Todas as escolas que frequentei eram "normais", tive o acompanhamento de um professor de apoio e licenciei-me em Design de Comunicação.

Muita gente não gosta da escola, mas no meu caso sempre foi algo que me ajudou a sentir-me melhor comigo própria. Eu tinha muitos complexos com a minha surdez, com o meu corpo, sentia-me como um E.T. nenhuma das crianças que conhecia tinha défice auditivo. Foi na escola primária que percebi que me poderia sentir integrada ao ser boa aluna ou se fosse criativa nos trabalhos. Era reconfortante saber que o meu esforço não era em vão e que me sentia capaz de concretizar alguns objectivos propostos pela professora.


Porque criaste este blog?


Aprendi a importância de gostar de mim própria. Gostar de nós, resolvermos as nossas mágoas e "pancas", antes de nos preocuparmos em gostar de outra pessoa, namorar, casar, etc... Ter uma boa autoestima deveria ser uma prioridade.

E não falo só de aparência exterior, mas principalmente interior.  

Gosto de escrever, principalmente temas sobre autoestima e desenvolvimento pessoal. São temas importantes e pilares essenciais hoje em dia.

Qual o objectivo deste blog?

Incentivar à reflexão acerca da surdez, desenvolvimento pessoal e ajudar as pessoas a descobrirem que estratégias funcionam para elas aumentarem a sua autoestima ou qualidade de vida.